terça-feira, 31 de dezembro de 2013

▬ Coração Selvagem - ( Wild at Heart, 1990)

Direção: David Lynch
Elenco: Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe, J.E. Freeman, Diane Ladd.

" -Mas sou um ladrão.
E um homicida.
E não tive orientação materna ou paterna.

-Ela lhe perdoou tudo.
Você a ama.
Não tenha medo, Sailor.

-Mas ... tenho um coração selvagem!

-Se tem um coração selvagem de verdade,
Vai lutar por seus sonhos.
Não fuja do amor.
Não fuja do amor."

Sempre pegava pedaços desse filme, mas nunca o entendia. Até que resolvi assistir o filme por completo, e então agora sim, pude compreender o longa. A obra trata-se um road movie, só que com elementos de fantasia vindo do clássico de " O Mágico de Oz". E ao meu ver, o resultado ficou ótimo.

Na trama temos um casal louco e completamente apaixonado, composto por Sailor (Nick Cage) e Lula ( Laura Dern). Os dois se amam desesperadamente, mas a mãe de Lula não aprova o relacionamento, e por esse motivo acaba contratando um assassino profissional para ir no encalço deles e assim matar Sailor. Enquanto o casal foge e viaja, eles vão descobrindo muitas coisas além do que imaginavam sobre si mesmos.
O interessante do filme, é o desenvolvimento dos personagens. Sailor e Lula já se conhecem há um bom tempo, mas no decorrer da história, fica evidente que todas as pessoas tem segredos e fica aquela questão: Será que realmente sabemos quem as pessoas são? Já que o próprio Sailor diz que todos temos segredos. A alusão à OZ é bem divertida e deixa um ar a mais na obra. As coisas não estão ali de graça, elas estão ali para representarem algo que está realmente acontecendo. E outra coisa, como é bom rever Nicolas Cage em boa forma, tinha me esquecido que ele já havia feito trabalhos bons, pois os últimos...
Além dos protagonistas inspirados, os coadjuvantes também não deixam por menos. O filme conta com a genialidade da direção de Lynch, uma trilha sonora marcante ( nas cenas do carro principalmente), o que torna o longa bem marcante e divertido. Vale a pena embarcar nesse viagem pela estrada de tijolos amarelos.

domingo, 29 de dezembro de 2013

▬ Estômago - (2007)

Direção: Marcos Jorge
Roteiro: Marcos Jorge, Lusa Silvestre, Cláudia da Natividade e Fabrizio Donvito.
Elenco: João Miguel, Fabíula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz

Uma história banal, comum, mas que se for bem contada, pode dar um belo filme. Estômago é um exemplo disso, usando os ingredientes clichês, soube misturar tudo é o resultado ficou excelente.

Na trama temos duas narrativas envolvendo o protagonista Raimundo Nonato (João Miguel). Na primeira vindo da Paraíba para São Paulo em busca de uma oportunidade de vida melhor, acaba indo parar em um boteco. Após comer, e sem dinheiro ele acaba ficando no bar para ajudar o dono e assim pagar sua dívida. O dono acaba lhe dando um emprego ali, como ajudante de cozinha, e aí Raimundo Nonato demonstra grande habilidade para a arte culinária. Logo, ele começa a fazer coxinhas, que viram um tremendo sucesso, assim lotando o bar. Tamanha fama acaba atraindo um renomado dono de restaurante italiano, que também aprova os pratos de Raimundo e o convida para trabalhar consigo. Em paralelo na segunda, vemos ele na prisão tentando se adaptar ao ambiente da cadeia, e conforme o filme se desenrola, vamos conhecendo os motivos que o fizeram estar ali, assim encaixando as duas narrativas.
O filme é muito bem construído, recheado de bom humor mas também com seriedade, ele acaba sendo um filme delicioso de se ver e apreciar, logo se tornando um dos meus filmes preferidos, pois ele realmente me prendeu e cativou. O final é fantástico, e deixa Raimundo Nonato como um personagem marcante, pois acompanhar a sua saga foi demais, ver como o personagem se transforma ao longo da história foi sensacional. E a maneira como é apresentada a gastronomia como uma arte e as analogias com a vida, são muito bem executadas. Nunca mais irei ver uma coxinha da mesma maneira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...