Direção:
Robert Rodriguez, Ethan Maniquis
Roteiro:
Robert Rodriguez, Álvaro Rodríguez
Elenco:
Danny Trejo, Jessica Alba, Michelle Rodriguez, Steven Seagal, Robert De Niro, Jeff Fahey, Lindsay Lohan, Don Johnson, Cheech Marin, Nimród Antal, Daryl Sabara
Sabe aquele filme descompromissado com a realidade, onde as coisas mais absurdas acontecem, com aquela pitada exata do trash e com cara de filme B? Então Machete é exatamente uma junção de tudo isso, e muito bem feita por sinal, nesta obra de Robert Rodriguez.
A trama segue o ex-policial chicano que atende pelo codinome Machete (Trejo) que acaba por se tornar o bode expiatório de uma operação para reeleger um senador corrupto ( De Niro) que está aliado com um traficante mexicano ( Seagal), onde ambos conspiram para lucrarem cada vez mais. Após ser usado como uma simples peças, os superiores tentam eliminar Machete, mas o plano acaba dando errado, e aí começa uma caçada desenfreada atrás dele, já que o mesmo sabe de coisas que podem comprometer tanto o Senador, quando o Traficante. Então vemos a luta do exercito de um homem só, ao melhor estilo Rambo, Chuck Norris, onde ninguém consegue para-lo, e por onde Machete passa, deixa um rastro de destruição e sangue, muito sangue mesmo.
Tudo no filme passa a ser icônico, a cada cena fica marcada, pois realmente são memoráveis, devido à brutalidade com que Machete executa seus perseguidores. Em determinado momento ele utiliza o intestino de um de seus adversários como corda para pular uma janela. E claro, além de matar centenas de homens, ele também tem outra habilidade pra lá de invejosa, ele consegue ficar com todas as mulheres do filme. Sim todas. Dentre elas temos Luz, ( Michelle Rodriguez) que é uma revolucionária que luta pelos direitos dos mexicanos nos EUA, Sartana ( Alba) uma agente que trabalha no departamento de fiscalização de imigrantes mexicanos ilegais, April (Lindsay Lohan) e etc... e todas essas acabam se envolvendo na trama principal que envolve Machete, logo intercalando à todos no final pra lá de explosivo.
Por fim, Machete é um filme consistente, trash, com cara de produção B, com um ótimo elenco, diálogos icônicos, explosões, tripas, ação, mulheres sexys, personagens icônicos, tapa-olhos, padres com armas, sangue, que fazem dele um filme divertidíssimo. E que venha o quanto antes Machete Kills e Machete Kills Again.
“- Agora você pode ser uma pessoa de verdade.
- Para que vou querer ser uma pessoa de verdade, se já sou uma lenda! “