Direção:
Lorene Scafaria
Roteiro:
Lorene Scafaria
Elenco:
Steve Carrell, Keira Knightley, Martin Sheen, Mark Moses, Adam Brody, William Petersen, Patton Oswald
Com diversas profecias, lendas, mitos sobre o fim do mundo, isso tem sido um assunto abordado com certa frequência por filmes e seriados, podendo ser em forma de um futuro pós-apocalíptico, dominado por zumbis, monstros, máquinas, canibais e etc. Neste filme, o fim do mundo é abordado de uma maneira um pouco diferente, apesar da premissa para o fim iminente ser básica: um meteoro vai colidir com a Terra em 3 semanas e nada mais pode ser feito. Então com isso em mente a pergunta é, o que você faria?
Quando a noticia chega a todos, cada pessoa tem uma maneira de reagir. E acho que esse é o diferencial do filme, pois ele lhe dá essa possibilidade e liberdade de escolha para pensar sobre quais atitudes seriam possíveis para lidar com o fim do mundo.
Algumas pessoas simplesmente iriam querer fazer tudo o que sempre quiserem, mas nunca conseguiram, irão matar as suas vontades e desejos. Outras ficarão tristes, desoladas e não irão querer fazer nada até que o fim chegue. Pessoas irão correr sem direção, pois surtaram.Há pessoas que se concentrarão em montar um forte, com mantimentos suficientes para sobreviverem ao impacto e assim reconstruir o mundo. E claro os arruaceiros vândalos que tentarão tirar vantagem dos outros, saqueando casas, lojas, mercado. E há pessoas que apenas continuarão a viver normalmente, até que o dia final chegue.
Dodge ( Steve Carrell) é um vendedor de seguros que foi abandonado pela esposa, assim que a grande noticia chegou ao todos. Penny (Keira Knightley) que é vizinha de Dodge. Apesar de serem vizinhos, nunca haviam se falado, e de uma maneira inusitada seus caminhos acabam se cruzando. Ambos têm assuntos pendentes; Dodge tem que encontrar o seu primeiro grande amor, e Penny tem que tentar reencontrar a sua família, já que ela perdeu o voo. Eles decidem se ajudar, enquanto tenta compreender tudo o que acontece ao seu redor.Em meio a jornada ocorrem várias descobertas entre os protagonistas, e os diversos fatos de seus passados que vão sendo compartilhados conosco, que nos traz uma sensação de nostalgia, como as músicas e os discos de vinil de Penny, dos quais ela nunca se separa.
O filme é perfeito, pois consegue misturar drama, romance e leves pitadas de humor na dose certa, sem ficar aquela coisa carregada e emotiva demais, onde o filme força o expectador a chorar de qualquer maneira. Aqui é o contrário, você nem vai perceber quando é a parte de chorar, você simplesmente se emociona, ainda mais com a cena final, que pra mim entrou na minha lista, pois é tão bela e triste ao mesmo tempo. Um filme que nos faz refletir em meio ao fundo do fim do mundo, onde é possível fazer muitas coisas, como encontrar alguém, e esta pessoa tornar-se a coisa mais importante para nós, tornando-se o nosso mundo.
" -Sinto que de alguma forma salvamos um ao outro.
- E salvamos. "