sábado, 5 de outubro de 2013

▬ O Som ao Redor, ( 2012)

Direção: Kleber Mendonça Filho
Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings, W.J. Solha, Irma Brown, Lula Terra, Yuri Holanda.

Estava com esse filme há um tempo aqui, mas sempre me dava uma preguiça de vê-lo. Após ser indicado ao Oscar, resolvi dar uma chance ao mesmo. O resultado foi um tanto surpreendente para mim, pois esperava uma coisa totalmente diferente deste filme à partir de sua sinopse.
O filme mostra uma vizinhança, e suas rotinas, ou seja ela não tem um protagonista e sim alguns e não é uma história fechada, como casualmente nos deparamos. São apenas coisas do cotidiano, ali demonstradas e vividas por essas pessoas. Então o espectador acaba embarcando junto com eles nessa história. O longa acaba mostrando exatamente isso, o convívio deles. E o quanto isso pode ser complexo. Um exemplo disso, é quando chega na vizinhança alguns homens oferecendo um serviço de segurança aos moradores, por R$ 20,00 de cada casa. Alguns, enxergam isso como uma boa opção, devido a violência que sempre nos espreita. Outros, já discordam , como o o Sr. Francisco, que é o dono de várias dessas casas, e com o esse novo serviço rondando, teme que seu "poder" seja prejudicado.Seria como se ele visse nisso que seu grande império começasse a ruir, já que as pessoas estão adotando medidas próprias de manterem suas casas seguras, como se fosse uma espécie de independência.

E o "som" propriamente dito, é realmente marcante. Por vários momentos o som define todo o ambiente que os cercam. Seja o cachorro latindo, alguém chamando no portão, uma música alta e etc.. O filme tem várias analogias, assim passando essas mensagem através do som.
Ao término do filme fiquei com uma sensação "estranha", não sabia se eu tinha gostado ou não. No dia seguinte, ao acordar fiquei lembrando do filme, e enquanto ia para o trabalho tentei entendê-lo melhor. Parado no trânsito, ouvindo as buzinas dos carros, os gritos das pessoas, acabei compreendendo melhor o filme, assim logo entendi que por trás de cada som, há um motivo, uma história.

10 comentários:

  1. Tô precisando colocar o cinema nacional em dia. Esse parece bom. Essa sua sensação, ao final, ao deixa claro que ruim - para vc - o filme não foi. Se fosse, vc desligaria a Tv (ou sairia do cinema) e diria a si mesmo, imediatamente: "Que bosta!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando fazer isso aos poucos. E o resultado têm me agradado bastante.
      Exatamente, eu fiquei com uma sensação estranha, devido ao filme ser totalmente diferente do que eu imaginava. E por ele não ser tão convencional, fiquei com essa sensação. Aí no outro dia, pensando melhor, percebi o quanto o filme é bom!
      Recomendado!

      Excluir
    2. E uma sensação diferente, quase sempre, é bom! :-)

      Excluir
    3. Verdade, porque só de despertar essa sensação,a credito que já seja algo notável. rs

      Excluir
  2. Esse filme parece legal, e eu sempre gosto desse tipo que não é uma história fechada. Acho que você não soube na hora se gostou ou não porque é um pouco diferente da maioria que assistimos frequentemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Me pegou de surpresa, pela temática apresentada!
      Mas é um filmaço! Gostei bastante do resultado da obra!

      Excluir
  3. Foi um dos últimos filmes nacionais que vi! Tenho gostado muito dos filmes que ultimamente tenho visto: Faroeste Caboclo, O Cheiro do Ralo e alguns mais, também bem interessantes.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faroeste e Cheiro do ralo ainda não vi, mas estão na minha lista. rs
      O cinema nacional tem muitas coisas das quais sinceramente, eu nem fazia ideia. rs

      Abraço!

      Excluir
  4. Dos filmes brasileiros indicados aos Oscar nos últimos anos, este é a melhor chance de pelo menos ficar entre os finalistas.

    É um grande filme que parece ter um enredo simples, mas que se mostra complexo e atual.

    Como você bem escreveu, é um filme que nos faz pensar por um bom tempo após acabar a sessão.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "É um grande filme que parece ter um enredo simples, mas que se mostra complexo e atual. "

      Exato!
      Quando você se dá conta do grandeza do filme, das mensagens que ele passa nas coisas mais simples, é que você nota o quanto o filme é ótimo.

      Torço para que obtenha êxito no Oscar!

      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...