domingo, 29 de dezembro de 2013

▬ Estômago - (2007)

Direção: Marcos Jorge
Roteiro: Marcos Jorge, Lusa Silvestre, Cláudia da Natividade e Fabrizio Donvito.
Elenco: João Miguel, Fabíula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz

Uma história banal, comum, mas que se for bem contada, pode dar um belo filme. Estômago é um exemplo disso, usando os ingredientes clichês, soube misturar tudo é o resultado ficou excelente.

Na trama temos duas narrativas envolvendo o protagonista Raimundo Nonato (João Miguel). Na primeira vindo da Paraíba para São Paulo em busca de uma oportunidade de vida melhor, acaba indo parar em um boteco. Após comer, e sem dinheiro ele acaba ficando no bar para ajudar o dono e assim pagar sua dívida. O dono acaba lhe dando um emprego ali, como ajudante de cozinha, e aí Raimundo Nonato demonstra grande habilidade para a arte culinária. Logo, ele começa a fazer coxinhas, que viram um tremendo sucesso, assim lotando o bar. Tamanha fama acaba atraindo um renomado dono de restaurante italiano, que também aprova os pratos de Raimundo e o convida para trabalhar consigo. Em paralelo na segunda, vemos ele na prisão tentando se adaptar ao ambiente da cadeia, e conforme o filme se desenrola, vamos conhecendo os motivos que o fizeram estar ali, assim encaixando as duas narrativas.
O filme é muito bem construído, recheado de bom humor mas também com seriedade, ele acaba sendo um filme delicioso de se ver e apreciar, logo se tornando um dos meus filmes preferidos, pois ele realmente me prendeu e cativou. O final é fantástico, e deixa Raimundo Nonato como um personagem marcante, pois acompanhar a sua saga foi demais, ver como o personagem se transforma ao longo da história foi sensacional. E a maneira como é apresentada a gastronomia como uma arte e as analogias com a vida, são muito bem executadas. Nunca mais irei ver uma coxinha da mesma maneira.

6 comentários:

  1. Vc está mergulhando fundo no cinema nacional. Isso é bom. Às vezes, por preconceito, deixamos de conhecer muita coisa boa. Há as decepções. Mas isso independe de nacionalidade da produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que possível, dou uma olhada em algo do cinema nacional, pois tem muita coisa boa por aí que não tem divulgação e por conta disso acaba passando batido.

      Sem dúvida...coisas ruins estão por toda a parte. rs

      Excluir
  2. Muito da qualidade do filme está na simples e ao mesmo tempo ótima interpretação de João Miguel.

    Até mais

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, ele dá muito carisma ao personagem, difícil não se apegar e querer saber o desfecho da saga de Nonato Canivete. rs

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...