quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

▬ Submarine (2010)

Direção: Richard Ayoade
Elenco: Noah Taylor,Paddy Considine,Craig Roberts,Yasmin Paige,Sally Hawkins

" Hoje à noite, me deparei com um texto sobre ultra-som. 
Ultra-som é uma vibração de alta frequência que é inaudível. 
Foi desenvolvido para localizar objetos submersos: 
submarinos, bombas de profundidade, Atlantis e tal.

Alguns animais, como morcegos, golfinhos e cães
podem ouvir na freqüência ultra-sônica.
Mas nenhum ser humano pode.
Ninguém realmente sabe o que alguém pensa ou sente.

O que há dentro da minha mãe?
O que há dentro do meu pai?
O que há dentro de Jordana?
Estamos todos viajando sob o radar, sem sermos detectados.
E ninguém pode fazer nada sobre isso."

Adaptação do livro do autor Joe Dunthorne ( não li a obra), Submarine tem como premissa o clássico tema do jovem desajustado que tenta entender o mundo ao seu redor, enquanto está no rito de passagem da adolescência. Apesar do tema batido, o filme se saí muito bem.

O filme retrata a vida de Oliver, um garoto de 15 anos, que olha a sua volta e tenta entender o mundo em que vive. Ele tem medo que chegar a idade adulta e olhar para trás e se arrepender de algo. Devido à isso, ele tenta planejar tudo, tanto que imagina como seria até seu próprio funeral. Tomado por essas expectativas em relação ao futuro, ele tem como objetivo dois: perder a virgindade antes do 16 e tentar consertar o casamento de seus pais que está de mal à pior. Oliver acaba por conhecer Jordana, garota por qual ele se apaixona e então tenta entender o que se passa com eles em relação ao amor.
A narrativa do filme é bem dinâmica e consegue prender o expectador, pois ela é em 1º pessoa, o que torna mais fácil criar algum elo com a história. Os temas são bem desenvolvidos, os elementos que compõem esse amadurecimento de Oliver são bem bacanas de ver e acompanhar. Logo de cara me perguntei o porque do filme se chamar Submarine, e no decorrer da trama acaba fazendo total sentido, pois ao abordar coisas sobre oceano, vida aquática dá para  fazer uma co-relação com a sua vida. Nos dois pontos do filme, tanto no namoro com Jordana quanto o casamento de seus pais, o que nos é mostrado como há tantas peculiaridades nas relações humanas e o quão incrível elas podem ser, já que talvez nunca saberemos com 100% de certeza o que a outra pessoa está pensando ou sentindo. E essa é a missão que Oliver incube a si mesmo, tenta entender um pouco disso. A trilha sonora foi feita por Alex Turner, do Arctic Monkeys, e é sensacional, sempre dando o ritmo certo e acrescentando ao drama de Oliver.  
Uma coisa da qual fiquei lembrando após terminar o filme foi sua cena final. Sério, eu achei incrível, de uma beleza ímpar, que facilmente arranca um sorriso dos lábios do expectador. Submarine vale muito a pena ser visto.

2 comentários:

  1. Algum link para assistir o filme legendado ou dublado?!

    ResponderExcluir
  2. http://www.filmesonlineagora.com.br/2013/12/assistir-submarine.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...