sábado, 29 de março de 2014

▬ Azul é a Cor Mais Quente ( HQ - Le bleu est une couleur chaude )

Roteiro e desenhos: Julie Maroh

Um dos filmes mais comentados no final de 2013 sem dúvida foi Azul é a Cor Mais Quente, e devido a tanta badalação, acabei ficando curioso e fui assistir ao mesmo, e gostei bastante. Logo, fiquei sabendo que se tratava de uma adaptação, e tratei e ir atrás. E então pude notar que o filme e HQ se diferem bastante em vários pontos, mas ambos são incríveis. Bom, vamos ao quadrinho.

A trama gira em torno de Clémentine, uma adolescente que está amadurecendo e procurando um sentido para sua vida. Ela se sente de certa forma deslocada, pois ao fazer as coisas que todas as garotas de sua idade, ela sente como se lhe faltasse algo. Sua vida não passa de cores cinzas e tristes, onde nada demais acontece. Até que ela conhece Emma, uma moça de olhos e cabelos azuis, que mudará para sempre a vida de Clémentine.
Ao olhar essa premissa, logo poderíamos pensar que se trata de uma menina que descobre que gosta de outras meninas e que lutará contra tudo e todos para ser aceita em uma sociedade tão preconceituosa como a nossa. Mas não, o foco da história não é esse. Não é a luta contra o preconceito. E sim sobre amadurecimento, amor e vida.

Os questionamentos de Clémentine são tão sinceros em relação ao mundo que em se vive que fica difícil não entrar na história e acompanhar o desenrolar da mesma. Em diversos momentos ela se pergunta: Por que se sente tão insatisfeita? Por que a vida que os outros levam não serve para ela? O mundo está errado ou o problema é comigo? Quando Emma surge em sua vida, sua vida passa a ganhar cor, mais precisamente a azul. O mundo cinza dela acaba ganhando vida, e a cor azul que em teoria se enquadra como fria, aqui ganha outro significado, pois é a cor que acende a chama da vida de Clémentine.

Por se tratar de amadurecimento, a HQ vai ainda mais além, ela mostra a busca incessante pela felicidade, pelo amor, por um lugar em um mundo tão rotulado e cheio de paradigmas. Diversos são os conceitos abordados, sobre o que é o amor, sobre aceitação, a perda da inocência, como o mundo funciona e como cada pessoa é única.

Os traços da obra são belíssimos e enchem os olhos.  Os diálogos e a condução da história são muito bem feitos e igualmente cadenciado.

Azul é a cor mais quente, é uma HQ muito, mas muito bela mesmo ( o final da HQ é lindo) que consegue encantar e fazer-nos refletir, e acho que o mais importante, é uma história de amor que pode estar acontecendo agora mesmo em qualquer lugar do mundo, de modo que, outras vidas cinzas podem estar ganhando sua cor.

3 comentários:

  1. Gostei de sua avaliação. Comprei essa. Mas ainda não a li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surpreendeu, pois eu esperava que fosse como o filme, já que eu assisti ao longa primeiro. Mas é bem diferente, e achei sensacional!! Vale muito à pena!

      Excluir
  2. Também achei a HQ incríveil, e tão boa quanto o filme, senão mais.
    É bem isso que vc comentou, sobre a história ir além das contestações dos rótulos sociais e do preconceito. É acima de tudo uma história de amor e sobre a vida. Quem ainda não leu, corra atrás!

    http://novoresenharexperientia.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...