domingo, 22 de janeiro de 2012

500 Dias com Ela ( 500 Days of Summer)


Filmes, filmes e mais filmes..
Existem aqueles que são soberbos com uma trama impecável, aonde há uma grande reviravolta. Aqueles que  têm os melhores efeitos especiais criados para a sétima arte.
Existem filmes ruins.
Existem filme simples, sem grande badalação, que nos cativam, emocionam e ficam em nossas mentes e corações por muito tempo.

O filme "500 dias com ela" se encaixa nesse último exemplo. De longe se tornou um dos meus filmes favoritos. vou explicar o porque.

Se trata de um filme de comédia romântica, que convenhamos, tem ficado um pouco clichê nos últimos tempos, aonde você meio que já sabe o que vai acontecer, eles se conhecem, se apaixonam, passar por mil apuros, se separam e no final vêm um momento mais msério aonde ambos aprendem lições sobre o amor e acabam ficando juntos. Não que isso seja ruim, afinal há filmes ótimos por aí, mas é que tem horas que apenas cansa um pouco sabe..
Aí, nisso surge esse filme, que é desse genêro, mas não entra pro clichê.
O longa relata um relacionamento que não deu certo entre Tom ( Joseph Gordon Levitt) e Summer ( Zooey Deschanel), aonde ele  começa a relembrar os dias passados com a mesma tentando entender o que deu de errado. Só que nessa instrospecção, ele acaba descobrindo muito mais do que isso, ele acaba entendo muitas coisas, tanto no sentindo do amor, mas também na sua realização profissional, enfim ele acaba encontrando respostas para sua vida, ou parte dela.

Os pontos positivos do filme estão na sua simplicidade, e como a história é contada. A maneira não linear de mostrar os dias é bem bacana de se acompanhar, entre dias futuros e passados se alternando assim fazendo alguns fatos irem se encaixando sem serem propriamente explicados. Mas o fator mesmo que faz a diferença é que o filme consegue ser engraçado quando têm que ser, e dramático também, tudo na medida certa, em uma sincronia perfeita. A humanidade do filme merece destaque, afinal ao ver o relacionamento de Tom e Summer, podemos ver coisas do nosso dia dia que apesar de parecem cotidianas, são grandes aventuras de nossas vidas, que muitas vezes não percebemos o quão importantes elas são. Um filme que consegue ser sentimental, mas sem ser meloso, engraçado mas sem ser besteirol, um filme que traz uma visão única do amor, suas expectativas, seus momentos de alegria, suas dores, e claro, nos mostra que por diversas vezes, tentamos entender coisas que simplesmente acontecem, apenas isso. O filme serve tanto para quem está apaixonado quanto para quem está com o coração em cacos, porque nos faz refletir diversas coisas, principalmente no âmbito de que certas coisas não fazem sentido para nós naquele instante que acontecem, os questionamentos do coração.

Enfim, 500 dias com ela é para ser apreciado com o seu coração, mas também com os olhos abertos.

 Algumas frases:

" Essa é uma história de um rapaz que conhece uma moça, mas você tem que saber de antemão que não é uma história de amor. "
"A maioria dos dias do ano é comum. Eles começam e terminam, sem nenhuma memória durável nesse tempo. A maioria dos dias não tem impacto no decorrer da vida.

"Se Tom aprendeu alguma coisa é que não se atribui um significado cósmico a um simples evento na terra, coincidência é tudo que qualquer outra coisa é nada mais que coincidência. Agora ele sabia disso, ele tinha certeza absoluta. "

6 comentários:

  1. Um dos melhores filmes que já assisti em minha vida. Obrigado por ter me apresentado ele. rs

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do que foi escrito, fiquei curioso e vou ver.

    Já tive oportunidade de ver o filme mas passei por achar que fosse uma comédia romântica clichê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver a oportunida veja o filme.
      Ele aprenta ser apenas mais um, mas é muito mais do que isso.

      Abraço.

      Excluir
  3. Eu assisti o filme e de primeira assim não me comoveu muito, fiquei até chateado no fim porque os dois não ficaram juntos, mas depois de ler alguns artigos a respeito passei a entender o que o diretor quis fazer, le não quis criar mais um filme clichê, quis inovar e mostrar um outro lado que embora não seja muito legal é o mais perto de muitas realidades de hoje.Depois que entendi isso e abri minha mente, entendi melhor o filme e gostei demais, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, como diz no começo do filme, essa não é uma história de amor. Ele já dá este aviso por isso, pois trata do amor em sua essência, mas lidando com a realidade que nem sempre termina bem.
      Eu acho um filme incrível, que vou levar para a vida toda.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...