quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

▬ É um Pássaro... - ( It's a Bird...)



Autores: Steven T. Seagle (roteiro) e Teddy Kristiansen (arte)

Nunca tinha escutado falar em tal obra, vi o anuncio e de certa forma me chamou a atenção, logo fui e comprei a HQ. Gostei da sinopse, e ao ler, fiquei embasbacado com tamanha qualidade. Vamos a ela.

Trata-se de uma história autobiográfica, em que Steven, que é roteirista de HQs recebe a proposta de fazer histórias do Superman. Assim a primeira vista, parece uma oportunidade de ouro, afinal que roteirista não iria querer trabalhar com o maior ícone do mundo dos super-heróis? Pois é, mas este não é o caso de Steven, que odeia o personagem e não o vê como um "herói", então ele fica na dúvida de aceitar essa proposta.

Ele alega que o Superman é um personagem fraco de personalidade, que não tem carisma, e que se utiliza de seus poderes altamente exagerados para impor as suas vontades, e Steven não vê graça alguma nisso. Mesmo alegando tudo isso, o seu chefe pede para ele pensar um pouco mais a respeito, e lhe dar a resposta daqui um certo tempo.


Mas a ligação de Steven e Superman é muito mais do que isso, mais do que uma proposta de trabalho. O herói está ligado ao passado do autor, de uma maneira muito forte, que nos é mostrado aos poucos no decorrer da trama, que trata de assuntos familiares, doenças, convívios, relacionamentos. Enquanto repensa em tudo isso, em sua vida pessoal, sua família, Steven tenta criar algum elo com o herói. E será que em algum momento, o Superman faria sentido para Steven? Por que criaram o Superman? O que um herói da ficção pode fazer pelas pessoas “reais”? Este são os dilemas que Steven leva consigo, assim tentando entender a ficção com realidade e vice-versa.

O final da HQ é lindo, com um desfecho pra lá de emocionante, do qual não só Steven, mas o leitor também acaba por descobrir porque o Superman existe.


   “Tempo Junto é tudo o que duas pessoas irão ter.”

2 comentários:

  1. Nunca ouvi falar dessa obra. Parece interessante. Acho que vou correr atrás. Recomenda algum local para comprá-la?

    Não sei bem onde vi isso. Acho que foi um executivo que disse: "eles tinham Hitler e Mussolini, mas nós tínhamos o Batman e o Superman". Acho que o "por que eles existem" é mais ou menos por aí...

    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante, ela foge do convencional, e essa mistura de ficção e realidade é muito bem trabalhada aí.

      Eu já escutei algo parecido com isso mesmo, os heróis são os representantes da esperança não é?

      Olha , eu comprei essa HQ na comix:
      http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=16788

      Acho que você vai gostar.
      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...