terça-feira, 4 de dezembro de 2012

▬ A Estrada - ( The Road, 2009)




Direção
John Hillcoat
Roteiro
Joe Penhall, Cormac McCarthy (livro)
Elenco
Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Charlize Theron, Robert Duvall, Guy Pearce, Michael K. Williams, Garret Dillahunt

O planeta Terra está morto. As imagens do planeta repleto de azul por seus imensos oceanos ou por suas grandes florestas verdes não passam de uma meras lembranças, já que a realidade de hoje não se resume as cores azul ou verde, só há uma cor predominante, que é o cinza.

Por obra do próprio homem o mundo que ele conhecia se extinguiu agora reduzido a cinzas, um mundo devastado e condenado, pois não há mais energia, água , combustível , comida , não há mais árvores, tudo se resume a um grande vazio preenchido pela cor cinza.


E nesse mundo caótico poucos são os sobreviventes deste apocalipse, e dentre eles estão um pai e seu filho vagando , seguindo em frente. Estes são os protagonistas do filme. Os dois apesar das adversidades tendem a seguir em frente, o pai diz para o filho que eles tem de continuar pela estrada, seguindo em direção ao sul, para o litoral e que lá talvez eles encontrem uma “salvação”.

Ao seguirem pela estrada, eles além de já contarem com a falta de tudo no mundo, tem que lidar com outros sobreviventes, que assim como eles só querem continuar a sobreviver, mas alguns destes, devido a  escassez de alimentos se tornaram adeptos do canibalismo e assim caçam outros humanos, ou seja pai e filho em meio ao caos, ainda se tornam alvo de outros humanos em um mundo aonde as leis e princípios foram extinguidos.

Um filme como poucos, pois retrata um futuro pós apocalíptico bem próximo da nossa realidade, assim nos fazendo refletir bastante sobre nossos atos perante a sociedade que nos cerca, que de certa forma nos serve de alerta. Só uma observação , a atuação de Viggo Mortensen (pai) está impecável assim juntamente com Kodi Smit-McPhee (filho).


Apesar de tudo, o que predomina é a relação pai e filho, pois mesmo com todo o holocausto instalado em um mundo sem cores, o amor e carinho entre eles fazem com que ambos sigam em frente. Nos mostram também o quanto um filho pode aprender com um pai, mas ainda mais quanto um filho pode ensinar lições a um pai, e ao decorrer da história fica evidente que a vida de um, se justifica pela existência do outro.


4 comentários:

  1. É uma visão interessante do mundo pós guerra nuclear, parece ser algo próximo do que realmente aconteceria.

    No fundo o filme é mais um drama do que uma ficção de ação.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa proximidade, coloca em cheque que isso poderia mesmo acontecer daqui um tempo, e logo passamos a refletir sobre isso.

      Concordo contigo, o drama é muito intenso, e predomina o filme. Eu gostei muito disso.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Interessante. Bom elenco. Sugestão anotada. Gosto desses filmes sobre futuros distópicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um ótimo filme que aborda esse tema de distopias de uma maneira bem convincente. Vale a pena dar uma conferida sim.

      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...