quinta-feira, 1 de novembro de 2012

▬ 007 - Cassino Royale ( Cassino Royale, 2006)


Direção:
Martin Campbell

Roteiro:
Neal Purvis e Robert Wade (Com base no livro de Ian Fleming )

Elenco:
Daniel Craig, Eva Green, Mads Mikkelsen, Judi Dench, Jeffrey Wright, Giancarlo Giannini, Caterina Murino, Simon Abkarian, Isaach De Bankolé, Jesper Christensen, Ivana Milicevic, Tobias Menzies, Claudi 


Acho que todo o ser vivo deste planeta já ouviu falar de 007, ou pelo menos: “– Meu nome é Bond, James Bond.” Bordão que atravessou décadas e ainda estão firmes e fortes. Durante a minha infância eu assisti alguns dos filmes da longínqua saga, mas não dava a devida importância. Até que esses dias fui ao cinema assistir 007 – Operação Skyfall, e me surpreendi positivamente, logo despertando o interesse pelos outros filmes, e lá na minha casa, pegando poeira estava o DVD de Cassino Royale, ainda no plástico. Não tive dúvidas que era o momento certo para assisti-lo. (Antes tarde do que nunca não é mesmo? RS)


O começo do filme é uma espécie de prólogo, mostrando como Bond adquiriu a sua licença 00 e enfim se tornando o sétimo ( 007) agente a ser promovido para esse nível.Logo após, o ritmo é alucinante, começando com uma tremenda perseguição pelas ruas, prédios, construções de Madagascar. Ao ver tais cenas fiquei surpreso por serem tão frenéticas e brutas, pois na minha mente estava a imagem do 007 agente secreto modesto, discreto , elegante, e não o Bond que era mostrado até ali, que destruía tudo pela frente deixando um rastro de morte e explosões.


Mas logo o filme foi mostrando o outro lado de Bond, o seu lado mais “social”,  como ele reportava a para a sua superior, e como falava com as outras pessoas, como atuava como um agente secreto. Então logo se podia denotar que, esse Bond (interpretado muito bem por Daniel Craig) era visceral e violento quando era necessário, mas também era sagaz, esperto, egocêntrico e corajoso. Essa mistura o torna um personagem icônico dentro da trama. As cenas de ação são extremamente bem feitas, e o filme também conta com muitos diálogos rápidos e sagazes, como os que ele tem a Vesper Lynd (Eva Green). O clima de suspense e tensão ganha ápice mesmo fora das explosões, pois as cenas de poker dentro do cassino são tensas, e o duelo de Bond contra o vilão Le Chiffre (Mads Mikkelsen) é memorável a ponto de o espectador ficar sem piscar e a boca secar, tamanha a ansiedade e a carga de tensão que compõem o ato.  Outro ponto forte a trilha sonora sempre presente e ditando o ritmo do filme. Por falar em trilha sonora, a abertura do filme conta com a excelente música “You Know My Name” - Chris Cornell, que já faz o espectador ficar totalmente no clima do filme.


A meu ver, Cassino Royale funciona como uma releitura, uma “modernização” do personagem para os novos tempos, tentando atrair novos fãs e tentar manter os antigos. O longa é a prova de que isso é possível; inovar sem esquecer todo o legado que  James Bond representa.                                                                                                                          

" Meu nome é Bond, James Bond. "

6 comentários:

  1. Apesar de Daniel Craig destoar no quesito perfil,já que Ian Fleming criou um personagem descrito de outra maneira,o ator desempenha bem o seu papel,possui agilidade,tem postura cênica e um olhar enigmático a lá Bond.
    Merece ser assistido com certeza,fiz um post em meu blog para celebrar os 50 anos do personagem.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, o Craig ele se adaptou ao personagem a sua maneira, de um jeito mais "moderno" e acho que o resultado foi ótimo.

      Opa, pode deixar que vou dar uma olhada lá.
      E obrigado por comentar.

      Abraço.

      Excluir
  2. Fabuloso esse filme... veja e Skyfall que é a perfeição! Eu recomendo!

    abraço Déh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é fabuloso Marcelo.
      Fiquei impressionado!!

      E eu consegui assistir Skyfall, muito bom também!

      Grande Abraço Marcelo.

      Excluir
  3. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Deh... (é a Luh... kkkkk)

    Não creio que seu 007 ainda estava no plástico... tsi tsi tsi....
    Amoooo os novos 007... a trilogia do Daniel Craig (não Graig cof cof) ahuhauhauhauhau
    Acho que o melhor foi o Skyfall, e o piorzinho foi o Quantum of Solace....
    Em relação a trilha sonora... a música You know my name é PERFEITA... mas a Skyfall da Adele não fica para trás também não....
    Enfim... Curti sua resenha... :P

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só quem apareceu. HAHAHA!

      Estava, ficou lá por uns 6 meses sem brincadeira.

      ( Obrigado pelo apontamento da errata.. hahahaha)

      Eu ainda não vi Quantum of Solace, mas já vi Skyfall, e achei sensacional.

      Mas entre os dois eu ainda fico com Cassino Royale.

      Skyfall da Adele é bem bacana mesmo, mas You Know My Name na voz do Cornell, puts... eu piro demais. rs

      Que bom que gostou, volte sempre. ;P

      Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...