terça-feira, 18 de dezembro de 2012

▬ Labirinto - A Magia do Tempo ( Labyrinth, 1986)


Direção: Jim Henson
Elenco: David Bowie, Jennifer Connelly,Toby Froud.

Temos atrás, quando criança eu me lembro do fato de ter assistido a esse filme, mas sinceramente não me recordava de nada do mesmo, só me lembrava que ele tinha um visual incrível. Pois bem, peguei o DVD do mesmo, e lá fui eu me aventurar em assisti-lo.
Foi como voltar no tempo, resgatar algo perdido.

O filme tem como protagonista a jovem Sarah (Jennifer Connelly) que após um desentendimento com os pais tem que ficar de castigo em casa para cuidar do seu irmãozinho mais novo. Ela fica enfurecida com isso e começa a recitar algumas frases de um livro chamado Labirinto, pedindo para que os duendes levassem seu irmão, assim ela ficaria em paz. Claro que ela fala isso “da boca para fora”, mas para a surpresa da mesma, isso realmente acontece. E assim como na fábula seu irmão é raptado pelos duendes, e eis que surge Jareth - O Rei dos Duendes (David Bowie), diz que se Sarah quiser ver o seu irmão novamente, terá que ir buscá-lo, mas para isso a garota terá que passar por um extenso labirinto. Se ela falhar, seu irmão se transformará em um duende. Jareth fará de tudo para atrapalhar a vida de Sarah na busca pelo seu irmão.A premissa é básica, nada complexa, e na verdade nem precisava ser, pois é aí que está toda a magia do filme.
O filme conta com cenários esplendorosos, tudo muito bem trabalhado, trazendo aquela sensação de uma utopia, um mundo fantasioso muito belo, muito perigoso, muito mágico. As criaturas ali são demais, muito bem trabalhadas, com bonecos dos mais diversos tipos, já que tinha na direção Jim Henson (criador dos Muppets) e contava com a produção de George Lucas.O que falar então da trilha sonora? Minha nossa, as músicas são um dos pontos fortes do filme, já que maioria destas são compostas e interpretadas pelo próprio Bowie. Os personagens Sarah e Jareth são marcantes, e não há como não se impressionar com a cena da dança, que é perfeita ao som de “As The World Falls Down” e todo o encantamento que aquele momento reproduz. Os coadjuvantes não ficam por menos, são bem marcantes e interessantes como o Hoggle, Ludo, Sr. Didymus e Ambrosius, todos que ajudam Sarah em sua empreitada pelo labirinto.
Olhando assim logo de cara, pode parece um filme bobo, mas definitivamente não é. Apesar de toda sua inocência, ele tem várias mensagens ali, pois Sarah passa por diversos testes durante a sua jornada, sobre os pensamentos e modos de vida de todo o mundo. Mas o que predomina, é a sensação de fantasia, magia que o filme nos proporciona. Mesmo adulto, assistindo ao filme, me senti revigorado, como se tivesse reencontrado algo perdido ali, talvez essa essência da inocência, de brincar, sonhar. 

Quando chegamos ao final do filme à própria Sarah se questiona isso, às vezes precisamos de algo sem ao menos saber o porquê, só sabemos que precisamos, já que ela mesma não sabe se está sonhando ou se é realidade, mas tem a certeza que os amigos que ela criou ali, naquele labirinto serão necessários na sua vida ‘real’, fora do labirinto.
O que vou levar desse filme é isto, todo esse mundo imaginário, fantasiar outras realidades, que às vezes se torna necessário na realidade, já à medida que vamos crescendo, assumindo responsabilidades, ocupando nossas vidas com os afazeres mundanos, vamos deixando de sorrir aos poucos, já que vamos aos perdendo em nossos próprios labirintos. Relembrar que é possível reviver essa sensação gostosa de sonhar, é incrível.

" Passei por imensos perigos

E inúmeras dificuldades pra chegar até aqui,

No castelo da cidade dos duendes

E retomar a criança que você roubou,

Meu reino é tão grande quanto o seu,

E minha vontade é tão grande quanto a sua,

Você não tem poderes sobre mim,

Não tem poderes.... "


17 comentários:

  1. Amo esse filme. Bela lembrança. A música do longa ecoa no meu coração.....eternamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme que tem que ser mesmo apreciado com o coração, sua simplicidade e magia tem esse efeito sobre nós, deixar essa bela lembrança.

      Obrigado pelo comentário Renato.
      Grande Abraço.

      Excluir
  2. Então já tem em DVD. Muito bom saber!

    Labirinto tem uma ótima história, ótimas músicas com David Bowie, ótimo astral, tudo nele é ótimo!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Fabiano, e já faz um bom tempo, e se não me engano já deve ter em Blu-ray.
      Eu é que enrolei mesmo para ver. rs

      Sim, é uma obra fantástica, que realmente encanta!

      Abraços!

      Excluir
  3. David Bowie é um grande artista! Não imagino, por exemplo, Fome de Viver sem ele. Nunca vi Labirinto. Mas já está na hora de correr atrás dessa obra de arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, recomendação máxima, corra mesmo atrás dessa obra. rs

      Excluir
  4. Kleiton, Labirinto é um filme para crianças, mas que também pode alcançar outros públicos. Eu, particularmente, gostei bastante. Um filme feito em uma época onde os recursos tecnológicos eram poucos e, ainda assim, conseguiu algumas tomadas bastante interessantes como alguns acontecimentos no labirinto, depois, aquele jogo de escadarias... e o momento em que David Bowie dança com a protagonista também é muito legal.

    O Brasil fez uma cópia dele, descaradamente, mas achei péssima! Ela serve apenas pra comprovar que o original ficou anos-luz à frente.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Fabiano, os efeitos oitentistas, com aqueles bonecos, deram todo um charme único ao longa.
      Ficou marcado mesmo.

      Nem me fale na cópia brazuca, minha nossa... passo até mal só de pensar nisso. rsrs

      Abraço.

      Excluir
  5. Este filme além de seus atributos normais tem um algo a mais para mim, foi o último filme que assisti quando saí de Recife para servir a Marinha do Brasil e foi o Primeiro filme que assisti quando cheguei no Rio de Janeiro, ele realmente contem muitas mensagens, como o fato que a fantasia é importante na nossa vida para sempre, tanto que em 2005 achei vendendo em DVD e já faz parte da minha coleção particular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal quando nos deparamos com situações como esta, em que um filme, uma música marcam nossas vidas.
      Mostra o quanto a arte está presente na nossa realidade, e o quanto de realidade está na arte.

      Esse filme merece mesmo estar em nossas coleções.
      Abraço!

      Excluir
  6. "Um filme feito em uma época onde os recursos tecnológicos eram poucos e, ainda assim, conseguiu algumas tomadas bastante interessantes"

    Fabiano, esse é um dos aspectos que mais nos deixam apaixonados por essas produções oitentistas, não é? Que o digam "A Lenda", História Sem Fim etc.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os exemplos citados, A lenda, História sem Fim, são longas que compartilham da temática de Labirinto, como todo esse mundo de fantasia, que nos permite sonhar.

      Esses filmes nos trazem uma sensação de nostalgia e alegria, e parte disso se deve aos seus efeitos visuais que ainda nos dias de hoje, conseguem nos encantar.

      Abraço!

      Excluir
  7. Puxa,essa produção eu ainda não conhecia e quero muito ver,gosto desse gênero que por sinal está em alta e crescente,bom saber que já está disponível em DVD,assim posso tê-lo em minha coleção.
    Aproveito o momento e desejo um Feliz Natal!!!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, por favor, assista esse filme, você não irá se arrepender.
      Obrigado pelos Votos natalinos, ( desculpe só responder agora. rs)

      Feliz 2013.

      Abraço.

      Excluir
  8. Amo este filme. Estes dias mesmos me bateu uma saudade de assisti-lo e o vi pelo youtube mesmo, a emoção foi a mesma, viajei na história, como se fosse a Sarah... Fora que Bowie estava muito charmoso no papel do Rei dos Duendes. Recomendação máxima! Se bobear, assisto de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, no youtube tem vários filmes completos.
      Que bom que assistiu essa obra de novo. Ela realmente tem esse poder, de encantar e nos fazer viajar toda vez que vemos o filme! Obra Prima.

      Excluir
  9. Foi aí que me apaixonei por David (ma-ra-vi-lho-so como Jareth)...hoje sou uma fã de toda sua obra. Uma pena um ser desses envelhecer e caminhar ao inevitável, como todos os pobres mortais, ele poderia ser eterno como sua obra. Lindo, talentoso e único!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...