segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

▬ O Lado bom da Vida ( Silver Linings Playbook,2012)


Direção
David O. Russell

Roteiro
David O. Russell

Elenco
Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Chris Tucker, Julia Stiles, Shea Whigham, Anupam Kher, Jacki Weaver, Dash Mihok

O filme é baseado no livro de Matthew Quick, que agora foi adaptado e trazido as telonas, com roteiro e direção de David.O Russell, e com um elenco pra lá de talentoso. Eu havia visto o trailer ainda no ano passado e tinha ficado bem instigado em assisti-lo, então assim que já que havia sido o livro aqui no Brasil, acabei comprando o mesmo e o devorei rapidamente, devido a sua qualidade, pois é uma história cativante, assim como comprovei em sua adaptação para o cinema, já que ontem assisti o longa. O filme se difere bastante em algumas partes em relação ao livro, mas isso não prejudica em nada a qualidade da adaptação.
O filme mostra Pat ( Bradley Cooper), um professor que acaba se metendo em um incidente envolvendo sua esposa e por isso acaba sendo internado em uma clinica psiquiátrica, onde fica por longos onze meses. Ele está por ter problemas mentais, dos quais ele não consegue controlar, como sua bipolaridade, que foi o que ocasionou sua ida até lá. Após um esforço de sua mãe, Pat é liberado para voltar para casa. E aí começa o filme, pois ele tem de reencontrar seu lugar ao mundo, e principalmente, Pat saí de lá com um único objetivo: reconquistar sua esposa Nikki, e mostrar que se recuperou, que é um novo homem e que podem ser felizes mais uma vez. Mas nada disso será fácil, pois aos olhos da maioria, Pat é apenas um louco.
Mas um dia , indo a casa de um velho amigo, ele acaba conhecendo Tiffany (Jennifer Lawrence), que também passa por alguns problemas semelhantes ao de Pat, e no começo ambos se estranham, mas de certa forma acabam criando uma pequena afinidade, talvez por passarem por situações parecidas de tratamentos e tudo mais. Talvez por serem ‘dois loucos’.
E essa é a premissa do filme, em como pessoas com problemas tão sérios podem ser tão mágicas e transformar a vida de todos ao seu redor. Apesar de todos serem tão pessimistas por qualquer motivo, Pat está lá sempre tentando ver o lado bom da vida, sempre com seu positivismo. Pat é um herói diferente, sempre tentando fazer o seu melhor, mas nem sempre conseguindo, fazendo dele tão humano e sincero que não tem como não torcer por ele, claro, isso aliado a Tiffany. Os dois personagens são o maior atrativo do filme, pois seus pensamentos, diálogos estão impecáveis, suas cenas vão do engraçado ao drama em um piscar de olhos, tamanha a química apresentada por Cooper e Lawrence, o que justifica perfeitamente suas indicações ao Oscar. Outros dois destaques são o Pai de Pat, vivido por Robert De Niro, que há muito tempo não o via tão dedicado e entregue à um papel, suas cenas são marcantes. O outro ponto vai para o personagem Danny, que é o melhor amigo de Pat na época doa clinica psiquiátrica, que é interpretado por Chris Tucker (sim ele mesmo, ressuscitaram ele) que está muito bem, e consegue arrancar muitas risadas com a maior facilidade.
O lado bom da vida é um filme único e  já estou na torcida por ele no Oscar de 2013,  ( Se tivesse uma categoria de melhor poster, com certeza já teria o meu voto, não sei explicar, mas esse poster me cativou. rs) pois realmente me conquistou com seus personagens tão marcantes e atuações inspiradíssimas de seu elenco, uma ótima trilha sonora, um filme que trata de família, amizade, loucura e amor, que mostra o quão são às vezes somos e que por muitas vezes não estamos vendo as verdadeiras oportunidades, que as vezes precisamos de um pouco dessa loucura para viver a vida como ela merece ser vivida, quando encontramos alguém que realmente entenda como nos sentimos, quem somos, o que pensamos, alguém que entenda a nossa loucura, afinal que graça tem amar se não for loucamente?
“ É o que acredito ser verdade.
Você tem de dar o melhor de si.
Se for confiante, terá um raio de esperança. “

4 comentários:

  1. Gostei da trama, estou curioso para assistir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para assistir, vou ver se dou um pulo no cinema esses dias.
    Eu queria saber... eu sei que é esquisito, mas será que você toparia me ajudar na minha lista de apostas para o Oscar? Não sei porque estou te pedindo isso, mas sei lá, achei que seria legal, e teríamos mais informações e tudo o mais.
    Enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nani,
      Tente assistir sim, é um filme muito bom, engraçado, sincero e emocionante!

      Quanto a sua proposta, pode contar comigo. !!!!
      Só me diga como posso lhe ajudar!!
      Poderíamos fazer como uma lista do que queríamos que ganhassem. E outra do achamos que vai ganhar! O que acha?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...