sábado, 28 de setembro de 2013

▬ Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos (2009)


Direção: Paulo Halm
Roteiro: Paulo Halm
Elenco: Caio Blat, Luz Cipriota, Maria Ribeiro, Daniel Dantas.

" Por que será que eu não consigo escrever? Eu olho em volta e vejo milhares de histórias."

Eis aqui uma grata surpresa do cinema nacional. Um filme simples, de baixo orçamento, mas muito bom.

A trama nos apresenta Zeca ( Caio Blat) um aspirante à escritor, que está com um problema clássico: bloqueio criativo. Ele está em se primeiro livro, mas não consegue passar da página 50, e se sente frustrado por isso. Mas Zeca também é relaxado e acaba se deixando acomodar na situação, não fazendo nada para melhorar a sua vida. Ele é casado com Júlia ( Maria Ribeiro) uma professora obstinada, bem o oposto do marido, que vive e aceita o ócio.

Mas tudo muda quando ele acha que sua esposa o está traindo... e com uma de suas alunas. A partir daí, o filme realmente começa. E com isso, parece que Zeca "acorda" para o mundo.

O interessante é que a obra vai bem além da premissa, e explora diversos temas como a vida, a razão da existência, ceder a desejos, fazer o que é certo, amadurecimento e etc..
A narrativa e o diálogo são sensacionais, e depois ficam na sua cabeça, essas pequenas e tão sinceras reflexões. Destaque para as conversas de Zeca e seu pai, sempre conturbadas e reflexivas.
O final do filme pode soar um tanto estranho, mas eu particularmente gostei bastante, pois fez jus ao que o filme se propôs antes mesmo de começar.
“ Histórias de amor duram apenas 90 minutos, a vida possui histórias muito mais longas e interessantes."

6 comentários:

  1. Oi amigo, tudo bem? Gosto muito do cinema nacional e de filmes com orçamento barato, pois penso que eles só são feitos porque alguém gostou muito da história independente de qualquer coisa. Fiquei com vontade de assistir esse, pois achei interessante. Um abraço!

    Obs: O blog do Heri não deu certo, pode excluir de sua lista amigo. Se quiser substituir, o novo endereço agora é: http://ummundodequadrinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo bem e contigo?
      Eu nunca tinha olhado muito para o cinema nacional até um tempo atrás, quando assisti 2 Coelhos. E a partir daí deu uma chance aos longas brasileiros e não tenho me arrependido.
      Quando tiver a oportunidade, assista sim.

      Obs: Ok, já troquei e deixei seu novo blog entre os favoritos.

      Abraço!

      Excluir
  2. Pois é. Nem sempre muito dinheiro importa em bons filmes. Hollywood é a prova viva disso.
    O pôster me lembrou "Não Por Acaso".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Tendo dedicação e um bom roteiro podem resultar em um filme bacana como este.

      "Não por Acaso" ainda não vi, mas já estou com ele em mãos, em breve devo postar algo.

      Abraço!

      Excluir
  3. Não assisti esse filme e dificilmente volto minha atenção às produções nacionais... mas se pegar ele passando, vou parar pra olhar, já que tua resenha foi bem positiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fernando, eu mal olhava para as produções nacionais, mas há alguns meses resolvi dar uma oportunidade e não me arrependi.
      Esse filme não é nenhuma obra prima, ou filme de "cabeceira", mas ele é bem divertido e interessante.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...