domingo, 29 de setembro de 2013

▬ Invocação do Mal ( The Conjuring, 2013)

Direção: James Wan
Roteiro: Chad Hayes, Carey Hayes
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Lili Taylor, Ron Livingston, Shanley Caswell, Hayley McFarland, Joey King, Mackenzie Foy

" Já nos chamaram de várias coisas. Demonologistas, Caçadores de Fantasmas, Pesquisadores do Paranormal.."

Baseado em fatos reais segundo os arquivos do casal de demonologistas, Ed ( Patrick Wilson) e Lorraine ( Vera Farmiga)Warren, que ficaram famosos por investigar casos como Amityville e Annabelle (a Boneca demoníaca que até é abordada no filme.) A obra começa mostrando o casal em uma espécie de documentário e assim apresentando o que fazem. Em paralelo, uma família se muda para um grande casarão em Harrisville. A família é composta pelo pai ( Ron Livingston), esposa ( Lili Taylor) e as suas cinco filhas. E claro, após chegarem na casa algumas coisas estranhas começam a acontecer. Em certo dia, em uma das palestras do casal, a mãe consegue falar com os mesmos e assim pede-lhes ajuda com o que está acontecendo na sua casa.
O filme tinha tudo para ser mais um, já que esse tema de casa mal assombrada todo mundo já conhece. Mas para minha felicidade, o filme consegue surpreender, e muito bem por sinal. Uma grande sacada do filme é a sua fotografia e estética, assim como as tomadas, assim logo ficamos familiarizados com a casa, os personagens, como se eles fossem "reais", e ainda somado ao fato do tom de documentário de filme ajuda a dar esse clima , e com isso o terror acaba se tornando mais familiar, como se aquilo pudesse acontecer na sua casa.

O elenco está de parabéns, eles passam uma intensidade tremenda e você acaba comprando fácil o drama pelos quais eles estão passando. Os sustos estão impecáveis, em alguns momentos você sabe que vai acontecer algum susto, mas você tenta se preparar, mas mesmo assim acaba se assustando, e todas estas cenas estão muito bem feitas.

Por tratar de temas como possessão, espíritos e afins, o filme pode soar pesado para algumas pessoas, pois no cinema no qual eu fui, os gritos sobraram e comentários como " Por que eu saí de casa para ver isso?", pessoas se benzendo, procurando algo de madeira para bater 3 vezes para isolar o mau agouro.

Por fim, eu achei o filme realmente muito, muito bom. Acredito que tenha sido um dos melhores do gênero que eu tenha tido oportunidade de assistir. E o pior,ontem na hora de dormir fiquei lembrando do filme...tsc..
" Quando a música parar, você vai vê-lo no espelho de pé atrás de você. "

9 comentários:

  1. Gostei do trailer desse filme....o meu medo é sempre o conceito "baseado em fatos reais".....tenho medo dessa ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente essas coisas de fatos reais é apenas uma chamada pro filme, mas que no contexto dentro dele acaba sendo esquecido. O bacana desse filme, é justamente isso, o tema não é esquecido, e com isso o clima acaba se tornando mais "real" e próximo. Gostei bastante, recomendo.

      Abraço.

      Excluir
  2. O importante é que vc não tenha corrido para a cama de seus pais à noite. rs

    Vi o trailer desse filme. Ando com o pé atrás em relação a esse gênero. Mas penso em dar uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaah! Não chegou a tanto..
      O Problema é que além de acordar e lembrar do filme, estava perto de um horário que é repetido durante o filme. rsrss

      O gênero anda bem desgastado mesmo... mas esse filme eu gostei bastante.

      Excluir
  3. Eu gosto muito de filmes de suspense, terror mas nunca envolvendo espíritos e possessões demoníacas, mas ( de novo) como é baseado em fatos reais, vou procurar pra assistir. Pelo menos só pela imagem que colocou, dá pra ver que a fotografia é um ponto forte dessa produção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por se tratar disso muitas pessoas não curtem, devido a carga pesada que alguns filmes desse gênero mostram. Mas pode assistir esse , garanto que irá gostar, pois om clima proporcionado pelo filme, é realmente muito bom.

      Excluir
  4. Concordo Fabiano, hahahaha! O tema já está saturado demais, e ainda assim esse filme conseguiu me prender como há muito não acontecia em filmes desse gênero.

    Olha sinceramente? Se você assistir esse filme, no escuro e em total silêncio, garanto que vai curtir muito.

    Grande abraço amigo!

    ResponderExcluir
  5. André, bah, fazia tempo que eu não passava por aqui... tava meio atucanada, desculpe.
    Por causa do Halloween, está passando direto na TV filmes de terror (e estou aproveitando para me atualizar e mesmo olhar novamente filmes já vistos). Esse um ainda não assisti e gosto muito da temática... espero que esse impressione, porque a maioria, sinceramente, tá um lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, sem problemas. Eu mesmo também ando sem tempo para vir por aqui, infelizmente. Isso se deve ao trabalho que tem me consumido tempo e alma. rsrs

      Quanto ao filme, achei excelente. Pode assistir que garanto que você vai gostar. E concordo contigo, muita coisa hoje em dia promete mas não cumpre nada....
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...