sábado, 16 de fevereiro de 2013

▬ Procura-se Um Amigo Pra o Fim do Mundo (Seeking a Friend for the End of the World, 2012)


Direção
Lorene Scafaria

Roteiro: 
Lorene Scafaria

Elenco: 
Steve Carrell, Keira Knightley, Martin Sheen, Mark Moses, Adam Brody, William Petersen, Patton Oswald

Com diversas profecias, lendas, mitos sobre o fim do mundo, isso tem sido um assunto abordado com certa frequência por filmes e seriados, podendo ser em forma de um futuro pós-apocalíptico, dominado por zumbis, monstros, máquinas, canibais e etc. Neste filme,  o fim do mundo é abordado de uma maneira um pouco diferente, apesar da premissa para o fim iminente ser básica: um meteoro vai colidir com a Terra em 3 semanas e nada mais pode ser feito. Então com isso em mente a pergunta é, o que você faria?
Quando a noticia chega a todos, cada pessoa tem uma maneira de reagir. E acho que esse é o diferencial do filme, pois ele lhe dá essa possibilidade e liberdade de escolha para pensar sobre quais atitudes seriam possíveis para lidar com o fim do mundo. 
Algumas pessoas simplesmente iriam querer fazer tudo o que sempre quiserem, mas nunca conseguiram, irão matar as suas vontades e desejos. Outras ficarão tristes, desoladas e não irão querer fazer nada até que o fim chegue. Pessoas irão correr sem direção, pois surtaram.Há pessoas que se concentrarão em montar um forte, com mantimentos suficientes para sobreviverem ao impacto e assim reconstruir o mundo. E claro os arruaceiros vândalos que tentarão tirar vantagem dos outros, saqueando casas, lojas, mercado. E há pessoas que apenas continuarão a viver normalmente, até que o dia final chegue.
Dodge ( Steve Carrell) é um vendedor de seguros que foi abandonado pela esposa, assim que a grande noticia chegou ao todos. Penny (Keira Knightley) que é vizinha de Dodge. Apesar de serem vizinhos, nunca haviam se falado, e de uma maneira inusitada seus caminhos acabam se cruzando. Ambos têm assuntos pendentes; Dodge tem que encontrar o seu primeiro grande amor, e Penny tem que tentar reencontrar a sua família, já que ela perdeu o voo. Eles decidem se ajudar, enquanto tenta compreender tudo o que acontece ao seu redor.Em meio a jornada ocorrem várias descobertas entre os protagonistas, e os diversos fatos de seus passados que vão sendo compartilhados conosco, que nos traz uma sensação de nostalgia, como as músicas e  os discos de vinil de Penny, dos quais ela nunca se separa. 
O filme é perfeito, pois consegue misturar drama, romance e leves pitadas de humor na dose certa, sem ficar aquela coisa carregada e emotiva demais, onde o filme força o expectador a chorar de qualquer maneira. Aqui é o contrário, você nem vai perceber quando é a parte de chorar, você simplesmente se emociona, ainda mais com a cena final, que pra mim entrou na minha lista, pois é tão bela e triste ao mesmo tempo. Um filme que nos faz refletir em meio ao fundo do fim do mundo, onde é possível fazer muitas coisas, como encontrar alguém, e esta pessoa tornar-se a coisa mais importante para nós, tornando-se o nosso mundo.

" -Sinto que de alguma forma salvamos um ao outro.
- E salvamos. "

4 comentários:

  1. Chamou minha atenção... Ainda mais pela Keira Knightley!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está perfeita nesse filme, mesmo com um visual pra lá de desleixado, ela continua linda, e com um baita talento.
      Acho que ela deveria ser melhor aproveitada em outros filmes.

      Mas assista sim Kleiton, você vai gostar!

      Excluir
  2. Parece ser um filme bem legal, se não cair em alguns clichês típicos.

    Olha Déh eu gostei da sua ideia de fazer as duas listas! Espero que a gente não discorde muito!
    A primeira coisa a fazer é você me passar um meio de comunicação com você que seja mais rápido (e mais privado) que os comentários, tipo facebook, skype ou até msn mesmo. Pode ser?
    Valeu por topar me ajudar!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um filme com premissa clichê, mas ele foge disso.
      Você nem vai perceber quando eles ocorrerem, tem alguns sim, mas o contexto e a maneira como o filme é contado, foge muito daquela coisa maçante de fim do mundo. É uma visão mais ponderada. Muito bom.

      HAHAHA. Também espero por isso.
      Claro que sim, porque comunicação só por comentários vai demorar muito.
      Vou te passar os meios de comunicação na sua página.
      Opa de nada, eu é que agradeço pelo convite!

      Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...