domingo, 1 de setembro de 2013

▬ Contra o Tempo ( Source Code, 2011)

Direção: Duncan Jones
Roteiro: Ben Ripley
Elenco: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright, Brent Skagford, Cas Anvar.

"Às vezes, precisamos de tempo para saber o que dizer."

Um filme que realmente aproveita bem os seus segundos, pois as coisas não param. Na trama um oficial ( Gyllenhaal) tem a missão de tentar descobrir quem é o terrorista que implantou uma bomba que acabou explodindo dois trens, matando centenas de pessoas. Ele tem de descobrir isso o mais rápido possível, pois o terrorista planeja fazer mais atentados.
Mas para isso, ele entra em um projeto chamado código fonte onde ele deve acessar as últimas memórias de uma dessas vítimas, os exatos últimos oito minutos da vida deste, e assim tentar salvar a cidade de um próximo ataque. O interessante é exatamente esse lance do programa do qual o protagonista participa. Ele entra na mente de uma pessoa que é "compatível" com ele. E vive aqueles oito minutos até a explosão. Então, o grande charme do filme é esse, as diversas viagens que ele faz nessas experiência de oito minutos dentro daquele trem. A cada vez que ele volta e tenta descobrir algo novo, acompanhamos isso também e vamos conhecendo novos personagens que podem estar ou não relacionados ao evento.

E o tempo aqui, mais do que nunca, é realmente muito valioso. E junto com o protagonista, a cada instante vamos tentando montar o quebra cabeça da trama e ao mesmo tempo refletindo sobre algumas coisas, já que nessas viagens, acabam acontecendo algumas coisas que são tão reais, que ele mesmo passa a questionar o que está fazendo ali, é apenas um programa de simulação ou não. E de fundo há uma subtrama que vai ganhando força no decorrer do filme envolvendo o protagonista. que assim como o espectador, tem muitas perguntas e poucas respostas.
É um filme muito interessante, e conta com um daqueles finais que você tem que parar respirar e se perguntar se não deixou nada passar desapercebido. Pois cada segundo é de extrema importância.

"- O que faria se soubesse que tem menos de um minuto de vida? 
- Faria cada segundo valer a pena!
- Eu beijaria você de novo."

10 comentários:

  1. Gostei muito do trailer do filme....em seguida peguei uma cópia.

    Disse tudo: o filme aproveita cada segundo.

    Acho uma ótima opção.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante do filme exatamente por isso, por mostrar a importância do tempo, e do quanto se pode aprender com o mesmo.

      Obrigado pelo comentário!

      Abraço.

      Excluir
  2. Bom, curto o filme, mas acho que o filme nao precisava dos 10 minutos finais e nem da historia do universo paralelo hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEHEH. Compartilho disso, apesar de ter gostado desses 10 minutos.

      Mas se o filme acabasse naquela cena onde tudo parou, ficando em câmera lenta, soaria bem melhor, e até mais poético. rs mas, sempre se tem a mania de explicar tudo e deixar tudo inteligente demais, grandioso demais. Então, era de se esperar que fizessem isso.

      Excluir
  3. Tem bons momentos, embora filmes de viagem no tempo sejam em sua maioria delicados, o suspense e a ação fazem dessa produção um bom programa de entretenimento. Confesso que esperava mais, mas ainda assim é bom filme independente de suas deficiências. Tenho um grande carisma pela dupla de protagonistas e pela temática.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viagem no tempo é sempre um perigo.... Mas acredito que seja um tema que sempre desperta a nossa curiosidade.

      Não é o melhor filme do mundo, mas diverte bastante, como você mesmo disse. Tanto que assisti ele sem querer zapeando os canais, e valeu muito a pena.

      Abraço!

      Excluir
  4. Mesmo com algumas falhas nas idas e vindas da trama, o resultado é uma ótima ficção com uma narrativa ágil.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o filme tem suas falhas, mas o ritmo e o contexto, acabam se sobressaindo, assim nos entregando um filme que vale a pena ser visto.

      Abraço!

      Excluir
  5. Eu gostei. Tem ótima ação e suspense, Duncan Jones já demonstrou talento em Lunar. O roteiro de Ben Ripley é original e sabe segurar o espectador. Ao menos não é aquela bobagem de "Efeito Borboleta".

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O roteiro te prende mesmo. Você fica pior que o protagonista, querendo saber todos os porquês do filme.

      Rodrigo, o pior é que eu gosto pra caramba de Efeito Borboleta, o 1º é claro. rs

      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...