quinta-feira, 29 de novembro de 2012

▬ Argo , 2012


Direção
Ben Affleck
Roteiro
Chris Terrio, Joshuah Bearman
Elenco
Ben Affleck, Alan Arkin, John Goodman, Bryan Cranston, Tate Donovan, Taylor Schilling, Nelson Franklin, Kerry Bishé, Kyle Chandler, Rory Cochrane, Christopher Denham, Clea DuVall, Victor Garber, Zeljko Ivanek, Richard Kind

Eu tinha escutado em algum lugar que esse filme era muito bom, e que o Ben Affleck tinha se superado como ator e diretor.  Não sabia do que se tratava o filme, acabei assistindo o filme no cinema meio que por acaso, sem expectativas, sem cobranças, e acabei me deparando com um dos melhores filmes deste ano de 2012, claro na minha opinião.


O filme é baseado em uma história real, ocorrida em 1979/1980 no Irã, quando os iranianos exigiam que os Estados Unidos libertassem o xá Pahlevi, ( que havia que havia sido expulso pelo aiotolá Khomeine), devido a sua conduta de ditador durante todos os anos de seu governo. Com a negação da liberação por parte dos Estados Unidos, os iranianos invadiram a embaixada americana e fizeram todos reféns, menos seis americanos que conseguiram fugir e se refugiar na embaixada do Canadá.

Logo, os Estados Unidos tinham que resgatar esses ”sobreviventes, fugitivos” e para isso chamam um especialista em resgates, Tony (o personagem de Bem Affleck), e então após discutirem muitas idéias e planos, nada parecia se encaixar ao propósito, e Tony tem a idéia de usar o pretexto de fazer um filme de ficção no Irã, um longa que se chamaria Argo, que nada mais era do que uma cópia de Star Wars, então a produção teria que ir até o Irã, para ir em busca de locações para o “filme”.  Ele iria até lá como produtor, e resgataria os seis refugiados, dizendo que os mesmos eram parte da equipe de produção de Argo. Parecia à idéia mais absurda e desmiolada a primeira vista, mas dentre as opções, como eles mesmos dizem, essa é a melhor das nossas piores opções. 


O clima de tensão durante o filme é impressionante, pois os refugiados não podem nem colocar a cara na janela, pois se os iranianos verem, os mesmos seriam caçados e torturados. Todo esse clima de guerra, revolta, indignação, é mostrado com muita veracidade durante o filme. São apresentados todos os bastidores, os noticiários, os líderes de cada uma das nações mostrando as suas posições em relação a esse impasse, com mais de 50 americanos feitos de prisioneiros, os jornais e todos os outros meios de comunicação expondo a situação o tempo todo. É tudo muito bem feito, a carga dramática não é pouca. Mas o filme conta também com alguns momentos bem engraçados, com muitas piadinhas sobre Hollywood, muito bem feitas, sempre na hora certa, pois o filme não fica engraçado, ele tem momentos cômicos, que logo são substituídos pelo drama.


Ben Affleck e todo o elenco representaram muito bem os seus devidos personagens, (tanto que nos créditos aparecem às fotos das pessoas reais que fizeram parte desse fato histórico), os atores escolhidos são idênticos, e não só isso, várias cenas foram retratadas com fidelidade, nota-se que houve uma pesquisa minuciosa para a produção. A trilha sonora também está muito legal, sempre presente e acompanha o ritmo da trama.


Argo é um filme muito consistente, de alta qualidade, que conta com um Ben Affleck inspiradíssimo tanto na atuação quanto na direção, que acaba nos mostrando que em alguns casos a ficção pode sim, fazer uma grande diferença no mundo real quando o ideal é verdadeiro.

6 comentários:

  1. "e acabei me deparando com um dos melhores filmes deste ano de 2012, claro na minha opinião"...


    Não apenas na sua, tenha certeza. Parece que essa opinião é unânime. Estou com muito vontade de ver esse filme.

    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, assista o quanto antes, eu não sei se ainda está em cartaz nos cinemas, mas mesmo se não estiver mais, assista.

      É muito bom mesmo!

      Grande Abraço!

      Excluir
  2. Estou ansioso para ver esse filme. Tenho visto críticas muito positivas a seu respeito.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha escutado coisas positivas a respeito, mas sinceramente não corri atrás para saber mais informações. Fui ao cinema e arrisquei. Ainda bem.. rs

      É um grande filme.

      Abraço.

      Excluir
  3. Eu infelizmente não me atraí por esse filme.Não gosto do trabalho do Ben Affleck,acho ele um ator inexpressivo,como diretor até bom.
    Argo na minha opinião é uma tentativa louca e desenfreada de se levar uma estatueta do Oscar para casa,talvez ele consiga esse feito...talvez.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Caramba..

      Eu mesmo tinha parado de ver coisas do Ben Affleck por conta dele ter decaído tanto..
      Mas com essa reinvenção dele como diretor/ator ele vem fazendo bons trabalhos e fiquei impressionado com Argo.
      E quanto ao Oscar, sinceramente caberia bem algum prêmio viu.. rs

      Abração!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...