terça-feira, 27 de novembro de 2012

▬ Homem-Aranha: Azul - ( Spider-Man: Blue, 2002)


Roteiro: Jeph Loeb
Arte: Tim Sale


As coisas pioram muito, muito mesmo antes de começarem a melhorar.” – Peter Parker.



Eu estive muito tempo afastado das HQ’s, e por conta disso acabei perdendo a chance de ler algumas histórias que marcaram época. Desde então venho tentando “recuperar” esse tempo, comprando encadernados e quando não é possível, acabo recorrendo aos scans. Bem, tudo isso foi para dizer que no meio dessa busca por alguns títulos, acabei vendo que sempre era mencionado Homem-Aranha: Azul, o pessoal sempre comentando, falando que era uma leitura pros fãs do Aranha. Pois bem, acabei indo atrás e li. O Homem-Aranha era meu super herói favorito quando criança em seguida vinha os X-Men, ambos foram os responsáveis pelo meu gosto por HQ’s. Eu posso não ter lido todas as histórias do Amigão da Vizinhança, mas sem dúvida essa foi à melhor que eu já li, e vou explicar o porquê. 

Com roteiro de Jeph Loeb e desenhos de Tim Sale, dupla conhecidíssima da nona arte, entregam aqui uma obra única, que a meu ver tanto o texto, quanto os desenhos casam perfeitamente. Um verdadeiro clássico.
A obra já me conquistou de cara, pois ela se inicia com uma narrativa em primeira pessoa. É dia dos namorados, e Peter Parker se lembra de Gwen Stacy, sua primeira namorada, o seu primeiro grande amor. Ele narra que em todo dia dos namorados ele vai até o local onde ela faleceu (resultante de um confronto com seu arqui-inimigo o Duende Verde) para lhe fazer uma visita e deixar uma rosa a mesma. Este fato mudou para sempre a vida do Aranha, a morte de Gwen.
Ele pega um gravador velho e começa a relembrar alguns fatos de sua vida em relação à Gwen, como se ele estivesse falando com ela, como se ela estivesse ali do seu lado naquele instante. Essa é a narrativa da história, Peter lembrando como conheceu Gwen, como se apaixonaram e o quão importante ela foi (é) importante na sua vida. Ele narra também que nessa mesma época conheceu Mary Jane Watson, que viria a se tornar a mulher da sua vida, sua esposa, e como ele ficou em dúvida entre essas duas mulheres.
Como eu havia dito, ele começa se lembrando dela, e o texto têm um tom de sinceridade e sentimentalismo que toca profundamente quem está lendo, pois estamos habituados a ver o Aranha, forte, lutando, e fazendo piadas, e é espantoso como exploraram bem esse lado sentimental do personagem, não há como não se afeiçoar a ele.
O que sempre marcou o personagem foi a sua simplicidade e isso se confirma aqui. Peter vai falando de suas lembranças e isso fica ainda mais evidente, pois várias das situações que ele passou, fazem parte do nosso cotidiano, não ter dinheiro, chegar atrasado, brigar com o chefe (enfrentava J.J. Jameson que se recusava a pagar pelas fotos de dele, e ainda acusava seu alter-ego de ser uma ameaça), ser motivo de piada pelo pessoal da escola, principalmente por Flash Thompson.
E além de tudo isso, todos os problemas que nós podemos ter, ele ainda tem que enfrentar os super-vilões como Duende Verde,Lagarto, Rino, Abutre..
 Mas em meio a tudo isso, mesmo com tantas coisas contra, Peter conheceu Gwen, e é justamente isso, que durante a obra nos é mostrado, todos os seus pensamentos, anseios dele em relação a ela, o “nerd” que sonhava em namorar a menina mais bonita da escola, aquele sonho sabe? 
A história não é sobre a morte de Gwen, e sim sobre a saudade, a lembrança, a falta e a importância que ela teve/tem na vida de Peter Parker e de todos que a conheciam. Esta história é uma grande lição de vida, que nos mostra como conviver com a perda, e o quanto as pessoas importantes não devem ser esquecidas, devem ser amadas para sempre, como o próprio Peter diz:

As pessoas ficam nas nossas vidas pelo tempo que são lembradas. E eu não quero te esquecer, Gwen. Fica comigo..” - Peter Parker

Não é porque um amor que não deu certo precisa ser esquecido, ele pode ser lembrado sempre, e não há mal algum nisso. Outro ponto é que a história também passa a mensagem de que devemos estar de olho ao nosso redor, pois há pessoas que talvez estejam apenas esperando uma chance para serem amadas e por muitas vezes não as notamos. Ao chegar às últimas páginas, a história chega ao seu ápice e confesso que ao ver Peter falando daquele jeito, com todo o seu coração, enquanto ele “fala” com Gwen, uma conversa que nunca aconteceu, onde ele entregou-se a esse amor, lutou com vilões, enfrentou tudo e a todos, e que a sua vida mudou para sempre mediante ao fato de ter namorado e amado aquela mulher,o quanto ela mudou a sua vida. Tudo isso me fez ficar com os olhos marejados e conseqüentemente lágrimas escorreram de uma maneira tão natural que até me espantei, os últimos momentos da HQ são lindos.
É uma HQ como poucas, que marcou demais para mim. Ela deve ser apreciada com o coração, e levada para o resto da vida. Se você não leu, corra atrás, se já leu, leia de novo, pois vale à pena, não é uma recomendação e sim um pedido. A cor azul nunca mais vai ter o mesmo sentido para mim...

"Acho que, quando tento entender... entender como me sinto às vezes nesta época do ano, eu me sinto triste. Como a cor azul. Não que eu não goste de azul, mas... é uma cor triste. Como o Jazz... Como o Blues..."  
- Peter Parker.

8 comentários:

  1. Eu amo essa obra.....


    HQ jamais sairá da minha vida. Alan Moore, Frank Miller, Alex Ross......esses são meus ídolos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HQ's são demais, a nona arte é incrível mesmo Renato. rs

      E como você disse, esses autores são realmente mestres e mudaram para sempre o mundo dos quadrinhos.

      Abraços.

      Excluir
  2. Oficinas e Cursos de Arte.
    Entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro de 2013, ocorrerá a segunda edição do evento "Oficinas de Férias RJ".

    ->Aos interessados www.oficinasdeferias.com.br
    -> Destinado ao Blogger
    http://oficinasdeferiasrj.blogspot.com.br/2012/11/imprensa.html

    Att,

    ResponderExcluir
  3. Dando uma conferida aqui no seu espaço. Tb me interessou bastante...

    ResponderExcluir
  4. Tenho um pé atrás com esse dupla criativa. Achei HA Azul uma boa história, bem melhor do que aquela embromação com Batman em O Longo Dias das Bruxas, que todo mundo aclama!

    Boa postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a dupla é aclamada por essa história do Morcego. Eu gostei muito do HA Azul, achei sensacional.

      Outra boa HQ deles é Superman: As Quatro Estações.

      Hoje comecei a ler Batman: Vitória Sombria, que também é um dos trabalhos dessa dupla. Por enquanto estou gostando.

      Obrigado.

      Abraço.

      Excluir
  5. Lindo e triste! Gosto muito do Peter com a Gwen, me identifico com eles. Acho que o jeito e a história deles lembra muito eu e meu namorado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...