terça-feira, 20 de agosto de 2013

▬ Batman: A Noite das Corujas

Roteiro: Scott Snyder
Arte: Greg Capullo

" Os primeiros integrantes da minha família a habitar a Mansão Wayne foram Solomon e Joshua Wayne. Irmãos. Compraram a casa em 1855. Mas só se mudaram para ela dois anos depois. A razão? Morcegos.
Uma grande infestação de morcegos no sistema  de cavernas embaixo da propriedade. Eles contrataram um especialista da universidade de Gotham e, de acordo com ele, teriam que introduzir um predador em seu meio. Foi o que os Wayne fizeram.
Trouxeram todo tipo de pássaros, de falcões peregrinos até francelhos, e os soltaram em diferentes partes das cavernas. Porém, o predador mais efetivo dos morcegos, era o corujão da virgínia.
Meus ancestrais soltaram corujas nas cavernas, e , em um ano, todos os morcegos se foram.(...)

A primeira saga dos novos 52 envolvendo o Batman e a Bat-Família, "A Noite das Corujas", se mostrou uma grata surpresa ao meu ver. A saga trata de apresentar a Corte das Corujas, que não passava de uma lenda, um folclore de Gotham. Todos acreditavam ser apenas uma história infantil, uma canção de ninar, uma lenda. Depois de investigar um assassinato, o Batman começa a achar pistas que dão a entender que a Corte realmente existe, e que está atacando a cidade. E é a parir daí, que as coisas começam a ficar interessantes.
No começo, Batman reluta em aceitar que a Corte exista, pois ele mesmo afirma que isso é apenas uma lenda ( sendo que ele também, não?), que ele conhece Gotham, afinal é a sua cidade. E devido a esse pensamente cético, é que ele acaba conhecendo a Corte de uma maneira um tanto dolorosa e extrema, vendo o quão real ela é. Logo em seguida, ele passar por um verdadeiro inferno, um labirinto, onde sua mente e corpo são levados ao limite.
Após isso, começamos a ver que a Corte, está em Gotham a muito tempo, e que muitos dos fatos, acontecimentos, naturais da cidade, talvez não fossem tão naturais assim. E isso acaba envolvendo outros personagens como, Dick Grayson, Alfred e o passado da família Wayne.

O roteirista Scott Snyder, teve muito cuidado ao escrever tudo, sempre tendo cautela e muita atenção, pois ele adicionou muitas coisas ao passado de Gotham e do Batman, mas sem fazer tudo que estava feito antes perder o sentido. Ele conseguiu somar de forma concisa, novos elementos ao universo do Morcego. E aliado à isso, a arte de Capullo, veio acompanhando na mesma qualidade.
Um pouco antes do fim da saga, ocorre um crossover entre os títulos da bat-família, e assim, Robin, Capuz vermelho, Batgirl, Mulher-gato, Batwing e Asa Nortuna, acabam por chegar em Gotham para deter a ameça da Corte das Corujas. E diga-se de passagens, são títulos muito interessantes de ler, pois são muito bem escritos. O que eu gostei é que a Corte, tem seus soldados, seus assassinos,chamados de Garras. E em alguns casos são contadas as histórias desses, e você acaba até por simpatizar por alguns, pois tem um que é um assassino louco, outro que tem um código de ética, um que tiraram tudo que ele tinha, um por vingança e assim vai, e como a grande maioria acabou sendo vítima de Gotham.
O final da saga é bom, mas não é brilhante como a saga vinha vindo, mas isso não é um contra e não tira o brilho da saga, é que eu esperava um pouco mais, mas mesmo assim, ela tem um final interessante que deixa uma questão em aberto, que com certeza lá na frente, vai ser aproveitada e vai trazer muita dor de cabeça para o Morcego e seus aliados.

[ A saga foi publicada pela Panini nas revistas: Batman #1 à 11 ( saga principal) e A Sombra do Batman, #1 à 9 (Os extras, principalmente do Asa Noturna) ]
 (...) Meus ancestrais usaram Corujas para matar os Morcegos. Corujas por toda parte. 
Mas eu me esqueci..que... assim que as corujas foram embora...os morcegos..voltaram.
Sim...eu me lembro agora. Os morcegos simplesmente se esconderam nas partes mais profundas das cavernas. Nos lugares mais sombrios, lugares que as corujas não conseguiriam viver.
E quando eles voltaram... trouxeram vingança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...